Viagem Literária encerra bem-sucedida jornada de encontros de escritores com o público em bibliotecas do interior de SP
03 DE outubro DE 2019
Os autores Ana Lúcia Merege e Enéias Tavares foram os últimos a participar desta jornada literária, e experienciar momentos de alegria e emoção nas bibliotecas públicas municipais paulistas.
Em cada lugar, segundo relatos dos escritores, havia um público peculiar, com características e interesses distintos um do outro. Os próprios espaços de biblioteca se distinguem entre si na arquitetura, nas pessoas que frequentam, na história do entorno e do território. “É uma viagem que não é ligeira e ninguém tem pressa de chegar”, disse Ana Lúcia ao atravessar o estado na direção norte, indo para Barretos e Colina.
Enéias viajou por Anhumas, Rancharia, Marília, Garça e Tarumã. Dias incríveis envolveram conversas sobre criação literária, troca de ideias, autógrafos e muitas fotos, além do ápice de estar com o escritor, “ao vivo”. Em Marília, a biblioteca criou uma ambientação especial para receber o programa. O espaço foi decorado com balões amarelos, roxos e verdes, acompanhando as cores do Viagem Literária. Havia, ainda, toalhas cobrindo as mesas, pufes e almofadas, e um mural com os quadrinhos produzidos pelo autor.
[gallery size="large" ids="17021,17022,17023,17024,17025,17026,17027,17028"]
“Em Votuporanga, recebi juntas, turmas do terceiro, quinto e nono ano. O foco do nosso bate-papo foi o ofício de escritor e os meus livros. Os alunos fizeram muitas perguntas espertas e contei uma história, um conto de Malba Tahan, para os menores enquanto os do 9 º ano chegavam”, disse Ana Lúcia. Já em Bady Bassitt, a dinâmica foi diferente: o encontro durou duas horas e quem participou da aventura fez exercícios de criação coletiva de histórias e universos fantásticos. Em Estrela d´Oeste, o único lugar onde os jovens haviam trabalhado previamente com um dos livros de Ana Lucia Merege, houve uma discussão mais aprofundada em torno de personagens, enredo e cenários.
“Eu estou maravilhado com tudo o que aprendi com os colegas das bibliotecas, os alunos presentes, professores, o carinho dos leitores. Que programa precioso, que impacto importante em cada uma das cidades”, resumiu o escritor Enéias Tavares.
A história do Viagem Literária acaba aqui. Entrou por uma porta, saiu pela outra, quem quiser que conte outra!
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
