SisEB promove Curso de Coaching na cidade de São Paulo
31 DE agosto DE 2017
Adriana explicou que coaching é o percurso, um processo que liga o ponto inicial com o final. Que as mudanças em cada um devem ser feitas de dentro e que se trata de um conjunto de técnicas para nos auxiliar a mudar as nossas ações no mundo. Mas para chegar nisso, é necessário ter um plano, um norte. Uma das maneiras é descobrir o que não se quer. Assim, vai se delimitando áreas.
[caption id="attachment_14655" align="aligncenter" width="1000"]
A especialista Adriana Maria de Souza explica conceitos e técnicas do coaching. Crédito: Equipe SP Leituras[/caption]“O que você quer conquistar, qual a sua meta? É um processo generoso, que te faz pensar melhor, que mexe com o íntimo, mostrando que não existem respostas prontas e fáceis. É tentar capturar o valor do que eu coloco no mundo. Às vezes, a pessoa entende que as mudanças não podem ser feitas agora”, disse a especialista.
Na parte da manhã, o curso abordou conceitos como valores, talentos, metas de aprendizado e desempenho. Tudo isso com muita interação entre os presentes, por meio de dinâmicas e trocas de experiências. À tarde, Adriana falou de uma ferramenta chamada Stop, que é uma técnica para pensar mais facilmente a respeito dos conceitos acima. Também foi o momento do feedback, de falar sobre comunicação não violenta e dar oportunidade de elaborar o seu plano de ação pessoal.
Os participantes aprovaram a iniciativa do SisEB. A bibliotecária de Carapicuíba, Mirtes Brito, acha que o mais interessante foi reconhecer melhor o indivíduo dentro do ambiente de trabalho, “trazendo reflexões que não tinha pensado”. Esse é o mesmo mote de Lúcia Parra, bibliotecária da Unesp de São Paulo. Ela já tinha feito outros cursos do SisEB, como o EAD, e disse que a atividade serviu para rever valores e objetivos. “É uma boa oportunidade para pensar na sua carreira, na vida profissional e pessoal. Estou num momento de recomeço”. O agente de bibliotecas Edson José da Silva, de Diadema, corrobora com as colegas, dizendo que “agora é possível ver as dificuldades com outro olhar”.
Por fim, a administradora e produtora cultural Amanda de Souza Ribeiro acha que esta capacitação a ajuda a conhecer novas pessoas e ter contato com outras experiências, além de obter mais conhecimento para o projeto Leitura na grama, onde promove ações de mediação de leitura em praças e parques. “Quero identificar os potenciais de cada projeto, aliando aprendizado e desempenho. Para isso, preciso de metas. Tem coisas que estou ensaiando faz um tempo. Agora está na hora de botar no papel”, finalizou.
[caption id="attachment_14656" align="aligncenter" width="1000"]
Profissionais de biblioteca tiveram que fazer dinâmicas para troca de experiências e aprendizados. Crédito: Equipe SP Leituras[/caption]
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
