Raí na BSP
16 DE fevereiro DE 2012
Na plateia, composta por aproximadamente cem pessoas, estavam os alunos da turma-piloto do curso técnico de Esportes e Atividade Física, do Centro Paula Souza. Esse curso, que teve início no dia 6 de fevereiro de 2012, é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza e a Fundação Gol de Letra, ONG criada pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. Os alunos desse curso pioneiro foram selecionados pela Fundação Gol de Letra, que tem entre suas iniciativas um programa de formação de monitores esportivos, e pelo Instituto Esporte & Educação, coordenado pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser.
Aproximadamente cem pessoas assistiram ao debate "O desafio de vencer o sedentarismo"
Raí chamou a atenção para o fato de o Brasil, um país de fanáticos torcedores, ainda não ter conseguido transformar a vocação para o esporte em hábito para a prática. Apontou a precariedade do incentivo à atividade física nas escolas e revelou sua sorte por ter estudado numa escola que investia no esporte e pelo apoio da família. Lúcia Helena aproveitou o tema para falar sobre a importância desse aprendizado na infância: "É fato comprovado que a prática de atividades físicas possibilita ligações entre os neurônios com maior facilidade". Ou seja, a educação física facilita a assimilação de outras matérias e melhora o rendimento escolar.
Angélica Banhara, da revista Boa Forma, Raí, da Fundação Gol de Letra, e Lúcia Helena de Oliveira, da revista Saúde: debate acalorado
Lúcia Helena citou pesquisas que revelaram que o sedentarismo, um problema cada vez mais grave no país, está por trás de 9 entre 10 casos de tumores malignos. Disse que 15% da população brasileira faz parte do grupo "inatividade absoluta", ou seja, não caminha nem no trajeto de casa para o trabalho. Angélica aconselhou: "Não espere ter tempo ou dinheiro pra começar a se mexer". Segundo ela, não existe atividade física ideal, "o ideal é que a você gosta e pode fazer".
O grupo concluiu o bate-papo com uma dica para quem quer deixar de ser sedentário: começar com caminhadas.
Ao final, Raí se reuniu com os alunos do curso de Esportes e Atividade Física para uma conversa "mais íntima".
fotos por Genésio Manoel e Rosangela Paiva
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
