Perfil BSP: Conheça Ana Paula
11 DE janeiro DE 2012

Ana Paula começou a trabalhar na Biblioteca de São Paulo em fevereiro de 2011. Ela é educadora e trabalha no Piso Infantil da biblioteca com atendimento educativo, mediação e incentivo à leitura. Auxilia ainda na procura no sistema e busca de livros no acervo. Também ajuda na organização do acervo, além de promover oficinas e outras atividades de caráter lúdico com as crianças.
"Nosso trabalho é social e educativo, aqui o aprendizado se dá de forma rica... Estamos sempre aprendendo com as crianças!"
Técnica formada em artes gráficas pelo SENAI e historiadora pela PUC – SP, Ana trabalhou em gráficas e copiadoras, fez estágio por 2 anos no CONDEPHAAT, trabalhou com pesquisa em acervos e no Centro de Memória da Saúde. Como educadora trabalhou em projetos sociais no Instituto Paulo Freire, em cursos, em diversas exposições de arte e no Museu do Futebol.
Ana não conhecia a BSP pessoalmente antes de vir trabalhar aqui, mas estava muito curiosa. Como sempre morou na Zona Norte, toda a transformação do espaço no Parque da Juventude, ocupado antes pela penitenciária, chamou muito a sua atenção. "Fiquei impressionada e contente quando entrei aqui pela primeira vez! No primeiro momento a grandiosidade do lugar me assustou... Mas frio na barriga é bom, né? Fiquei com muita vontade de trabalhar aqui", afirmou.
Livros? Adora! "Gosto muito do Ferreira Gullar, Rubem Fonseca, Fernando Pessoa, Simone de Beauvoir, Milan Kundera, Norbert Elias, Susan Sontag, e muitos outros!". Também gosta muito de atividades manuais, como desenhar, costurar e cozinhar. É bastante caseira e fica muito feliz "curtindo seu cantinho com o maridão". Adora bichinhos de estimação, especialmente seus 3 gatos. "Quando posso saio para fotografar ou andar de bicicleta, outras paixões. Em toda folga saio para comer com meus amigos; adoro descobrir novos lugares para aproveitar a boa culinária vegetariana". Sempre esteve envolvida com bandas independentes, cantando. Atualmente está sem banda, mas está aprendendo a tocar guitarra.
"Eu sou inquieta, atenta e preocupada. Me revoltam as injustiças desse mundo, as desigualdades."
Bendita Zine é um projeto seu contra a violência praticada contra a mulher, com relatos reais. A proposta é mostrar que os abusos não acontecem apenas nas parcelas menos abastadas da sociedade.
"Acho muito importante termos clareza e discernimento, para poder atuar como protagonistas na vida."
Conecte-se com Ana Paula:
Blog: Bendita Zine
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
