50 anos de Cem Anos de Solidão
08 DE fevereiro DE 2017

A comemoração dos 50 anos da publicação de Cem anos de solidão, a obra mais famosa do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, começou no dia 26 de janeiro, com uma leitura coletiva na cidade caribenha de Cartagena.
"Organizamos, no âmbito do Hay Festival, uma leitura coletiva com a ideia de abrir o ano em que se recorda esse sucesso, essa epopeia, que é Cem anos de solidão", disse à AFP Jaime Abello, diretor da Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), fundada por García Márquez, morto em 2014.
Na ocasião, 60 pessoas leram, em ciclos de duas horas, trechos do romance sobre a família Buendía, que foi lançado em junho de 1967 pela editora Sudamericana de Buenos Aires. O evento contou com autoridades de Cartagena e amigos de Gabo, além de 20 cidadãos escolhidos após convocatória pública dos organizadores.
"Deve-se manter a atenção aos clássicos, (...) e esta é uma das maiores criações literárias", explicou Abello. A leitura foi realizada em diferentes idiomas, como espanhol, francês, inglês e português.
Cartagena foi escolhida como lugar de abertura das comemorações por ser considerada "a cidade de García Márquez", acrescentou. Gabo começou como jornalista ali, no diário El Universal. É na cidade também que estão as cinzas do escritor, nascido no município de Aracataca, em 1927. Uma das casas que pertenceram a ele também se encontra na cidade.
García Márquez, ganhador do Nobel em 1982, morreu em abril de 2014 no México, onde vivia com a sua esposa, aos 87 anos.
Abello revelou que durante o ano de 2017 serão realizadas outras atividades para homenagear Cem anos de solidão, incluindo eventos no Chile e na Argentina, entre outros países
Fonte: Estadão
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
