O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Para saber mais sobre o contrato de gestão, clique aqui.
Histórico
1929 – É construída a casa em estilo modernista, o terceiro imóvel da cidade de São Paulo a abandonar os adornos e apresentar um visual limpo e com linhas retas, levando a assinatura do arquiteto Gregori Warchavchik.
1963 – A casa, por ser confortável e prática, com um jardim ornamentado com árvores e plantas da flora brasileira, chama a atenção de Aúthos Pagano, que a compra.
1976 – Depois de 13 anos no endereço no Alto da Lapa, falece Aúthos Pagano.
1978 – Descoberto valor arquitetônico e histórico da casa, ela passa a ser protegida por Lei como exemplar representativo da Arquitetura Contemporânea do Brasil.
1982 – O acervo e toda mobília original da casa é doado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No dia 11 de maio é inaugurado o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, na casa onde ele viveu por 13 anos, à Rua Tomé de Souza, 997.
2000 – É realizado o primeiro Café Filosófico no espaço, evento que aconteceu no Centro Cultural regularmente durante dez anos.
2004 – Em novembro, o espaço passa a ser administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
2005 – Uma nova programação cultural é inserida no Centro Cultural e de Estudos Superiores.
2006 – Têm início as oficinas do Conversa com Verso.
2007 – É formado o Coral Aúthos Pagano.
2008 – Têm início as aulas de teatro nos períodos matutino e vespertino, atendendo a crianças e adolescentes.
2009 – É inaugurada a oficina semanal de Biodança.
2010 – As aulas de teatro ganham curso noturno e a participação de adultos.
2012 – O Instituto Pensarte passa a ser o responsável pela administração e manutenção do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano.
2017 – A SP Leituras passa a administrar o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano.